Catch us if you can...

quarta-feira, maio 03, 2006

Festa é festa!


Depois da loucura de Penafiel, onde conquistamos matematicamente o título de campeões nacionais de 2005/2006, chegou o momento de comemorarmos esse feito na nossa casa. O Estádio do Dragão encheu para saudar os campeões e fazer uma grande festa a que todos os portistas já se foram habituando ao longo dos últimos anos. O GMU teve uma grande presença, não faltou quase ninguém e o ambiente foi excelente, apesar de alguns de nós sentirem saudades dos tempos em que estas festas tinham lugar no estádio das Antas. Antes do jogo começar deu para perceber que a já famosa “3ª claque do FC Porto” se veio colocar mesmo ao nosso lado, logo tentando arranjar alguns problemas que felizmente não aconteceram. Um dia ainda havemos de perguntar numa assembleia geral do clube se somos nós, os sócios, que pagam a estas personagens. Mas enfim, já sabemos do que a casa gasta…


A primeira parte decorreu sem golos, mas com um bom apoio dos Ultras e do resto do estádio, que neste dia parecia muito disposto a cantar e a apoiar a equipa, o que não costuma acontecer tanto quando os jogos são a doer e os jogadores precisam mesmo de sentir a força do 12º jogador. Destaque para o nosso grupo, que esteve incansável no apoio vocal e sempre com as bandeiras no ar a colorir o nosso espaço.


Na segunda parte vieram os golos e também a euforia total, que foi comum a todo o estádio exceptuando, claro, os adeptos vitorianos. Uma nota de apreço para eles, que mesmo num momento tão difícil, estão a demonstrar a sua mentalidade, honra e amor à camisola, dando uma lição a massas associativas de muitos clubes que são incapazes de torcer apenas pelo clube da sua terra, acabando sempre por apoiar um dos três grandes, o que não acontece em Guimarães.
O jogo terminou com a vitória por 3-1 do nosso Mágico Porto e os jogadores azuis e brancos recolheram aos balneários. Minutos mais tarde foram chamados um a um e a grande ovação da noite foi para Vítor Baia, o ultimo a surgir, mas sempre o primeiro nos corações dos portistas. Depois disso teve lugar a volta de consagração dos jogadores à volta do relvado, acompanhados dos filhos, onde partilharam com 50000 almas a alegria do 21º campeonato nacional.
Foi um dia de grande festa e muitas emoções, onde pudemos gritar com toda a força que "CAMPEÕES DE PORTUGAL SOMOS NÓS!"

terça-feira, maio 02, 2006

O filme de Penafiel e o regresso aos títulos














O empate do sporting na reboleira abriu as portas à consagração do FCPorto já na 32ª jornada. A semana que antecedeu o jogo em Penafiel foi de ansiedade e procura pela entrada mágica que nos iria fazer presenciar mais um título conquistado pelo nosso clube.
O GMU conseguiu, mais uma vez, bilhetes de diversas formas e deslocou-se em viaturas próprias. Confiança não faltava já que bastava vencer o lanterna vermelha da 1ª Liga, já despromovido há bastante tempo.
A festa começou bem cedo. A autoestrada vestiu-se de azul e nos arredores do estádio 25 de Abril cedo vimos que estávamos a jogar em casa.
A polícia ainda tentou estragar o ambiente, mas a alegria (e o álcool...) dos portistas falou mais alto.
Lá dentro, esperava-se mais dos adeptos campeões em termos de apoio, mas só conseguiamos pensar no apito final e no consequente título. Mas eis que alguém se lembra de pressionar a invasão e bastou um apito mal interpretado do árbitro para surgir o inevitável.
Depois das devidas explicações, os adeptos lá voltaram aos seus lugares, esperando ansiosamente pelo final da partida.
O apito final deu-nos um campeonato muito desejado para juntarmos ao nosso palmarés, único neste país.
Escusado será dizer que a festa se prolongou pela noite dentro (menos para o pessoal que trabalha ao Domingo, coitados) e que não vamos fazer mais nada nas próximas semanas além de festejar.
É hora de devolverem o escudo aos nossos campeões!

Curiosamente, passou-se a semana a falar da tal invasão. Uns falam de mal intencionados, outros de vândalos. Engraçado que as outras invasões são todas pacíficas, menos esta. Sabem, é que nós não queriamos nada ser campeões!!!!