Catch us if you can...

sábado, dezembro 09, 2006

Derby da Invicta

Depois da vitória dos lampiões no outro derby realizado esta semana, tínhamos a possibilidade de aumentar a nossa vantagem para os mais directos perseguidores na tabela do campeonato nacional. Para isso acontecer tínhamos de derrotar os nossos vizinhos remendados, que atravessam um momento menos positivo, mas são sempre um adversário complicado.

O estádio do Dragão contou com uma boa casa, perto dos 40 mil espectadores e a curva sul, com o regresso dos bilhetes para os SD, também se encontrava bem composta. Assim sendo, o GMU regressou ao seu local de origem, atrás da faixa do grupo. Os Super Dragões comemoraram o seu 20º aniversário com uma coreografia nos seus sectores. Uma data história para um grupo histórico. Parabéns!

A primeira parte do jogo foi morna, com o Porto a dominar claramente o encontro, enquanto os axadrezados se limitavam a defender o empate. Os ultras portistas cantavam a bom nível, com destaque para o cântico estreado em Belém, mas o nulo permaneceu até ao intervalo.

O descanso fez bem aos jogadores, que partiram para a segunda metade da partida com maior vontade e determinação de conquistar a vitória, mas já na curva o cenário era diferente e o apoio não foi tão bem conseguido nos primeiros momentos da segunda parte. Isso estaria prestes a mudar, pois os golos iriam “acordar” e animar os ultras e os restantes adeptos do FC Porto. Foi um remate de Quaresma, com a preciosa contribuição do guarda-redes Khadim, que inaugurou o marcador. Após o golo e a sentirem o apoio do 12º jogador, os atletas campeões nacionais soltaram-se e criaram mais algumas oportunidades de golo, mas apenas Postiga voltou a fazer o gosto ao pé, afirmando-se cada vez mais como o máximo goleador deste campeonato.

O jogo terminou e os jogadores agradeceram o apoio do público, sendo também saudados com uma forte ovação. Lamentamos apenas que os jogadores adiram à moda dos cartazes a pedir camisolas e não as ofereçam a quem realmente as merece: os Ultras que os apoiam durante todo o ano, em todo o lado.

Com a vitória por 2-0 e os respectivos três pontos, os Dragões colocam-se com cinco pontos de vantagem em relação ao segundo classificado e dão mais um passo rumo ao bicampeonato. E podem contar com o nosso apoio. Sempre!

Pastéis de Belém

Depois de uma imponente vitória em Moscovo, era importante não destoar na 1ª Liga e, para isso, nada melhor do que cumprir a nossa parte e apoiar a equipa num campo tradicionalmente difícil.

Apesar de ser uma longa deslocação, e num Domingo à noite, o GMU marcou uma boa presença, com um carro a partir da Invicta, juntando-se, em Lisboa, aos elementos que tinham viajado de comboio.

Chegados a Belém era altura de nos encontrarmos com o pessoal de Lisboa e, em seguida, entrar no estádio para mais 90 minutos de tifo. O jogo, à semelhança de alguns anteriores, não foi brilhante, mas sentiu-se uma equipa segura de si mesma e que fez o suficiente para ganhar a um pobre e retraído Belenenses, gerindo assim o esforço dispendido no gelo da Rússia. Quaresma, após um gesto de lealdade que, a ser verdadeiro, todos apreciamos, voltou a estar a um bom nível, em sintonia com o que vem fazendo ultimamente.

Em relação à curva, destaque para a chegada a meio da primeira parte dos ultras do Colectivo (que se fizeram transportar por táxi, devido à avaria na camioneta em que viajavam), mas ainda a tempo de festejar o golo nas bancadas do Restelo. O nível vocal foi semelhante a outros jogos fora de casa, com o GMU, em conjunto com os SD Lisboa, incansável no apoio a um Porto cada vez mais prometedor. Não podemos deixar de referir um jovem Ultra, bastante destemido para a sua idade. Houve ainda oportunidade para o lançamento de um cântico que promete fazer sucesso, numa Curva perto de ti.

O jogo terminou com uma vitória natural do nosso clube, por uma bola a zero, com o golo a ser apontado pelo já inevitável Hélder Postiga. Uma exibição q.b. do conjunto azul e branco, talvez ainda a descomprimir da longa viagem até à Rússia

Os adeptos portistas não tiveram que esperar muito dentro do recinto do Belenenses e ainda bem, já que tinham uma longa viagem de regresso pela frente e o dia seguinte era de trabalho. Viagem essa que decorreu sem incidentes, ao som de “M&M” e com mais três pontos na bagagem.

GMU de parabéns!










O Grupo Mentalidade Ultras está de parabéns, pois no passado dia 27 de Novembro comemoraram três anos de existência. A data assinala o nascimento oficial do grupo, pois foi nesse dia que surgiu o nosso primeiro símbolo. Semanas antes, num jantar após um jogo do nosso grande amor, três ultras amigos tiveram a ideia de formar o GMU. O que na altura era apenas uma ideia embrionária é agora uma realidade já bem enraizada e estruturada. Compete-nos continuar a fomentar o ideal proposto na criação do grupo e honrar sempre a nossa história, o nosso nome e as nossas cores. Parabéns a todos! Parabéns GMU!

Vitória briosa

Depois de fazer a deslocação mais longa em Portugal continental, o campeão nacional em título recebeu, em casa, o Académica de Coimbra, em jogo a contar para a 10ª jornada da Liga. Recebeu e venceu, não sem ter sofrido e tremido.

O Porto começou bem, jogando ao ataque. No entanto, a formação de Manuel Machado, defendia com unhas e dentes e tornava-se complicado para os dragões conseguirem chegar à baliza do seu adversário. Todo o caudal ofensivo do FCP era travado ainda antes da grande área dos estudantes, pelo que, as oportunidades de golo, na primeira parte, não foram muitas. E se não foram para o Porto, ainda menos foram para o Académica, que se limitou a defender, não dando trabalho a Helton.

Na segunda parte, Jesualdo mexeu na equipa e, por virtude ou não desta mudança, os dragões adiantaram-se no marcador, com golo de Hélder Postiga. A partir daqui, o jogo esmoreceu e os jogadores portistas pensaram mais em defender o escasso 1-0 do que em jogar e marcar outro golo. A consequência foi a pior possível, um golo do Académica, já perto dos 80 minutos, que assustou toda a assistência do Dragão. Nessa altura a nossa equipa “acordou” e partiu em busca da vitória, que chegou mesmo ao cair do pano, através de uma cabeçada certeira Pepe, que marcou e estabeleceu o resultado final em 2-1, dando os três pontos ao FCP.

O momento do segundo golo do Porto foi sem dúvida dos mais efusivos do encontro e deixou os ultras presentes quase em estado de euforia. Apesar de não estarem em grande número, houveram bons momentos de apoio durante o jogo.

O GMU, como já é apanágio dos jogos em casa, teve uma boa presença. Mais uma vez, devido à redução do sector que nos é destinado, ocupámos um lugar diferente do habitual, mais perto dos restantes ultras, para assim o colectivo dos adeptos presentes ser mais forte e realizar com mais mestria uma das funções que lhes é, aliás, que nos é incumbida enquanto adeptos dedicados e ultras assumidos, um bom apoio. Foi o que fizemos, com toda a devoção e amor que nutrimos pelo nosso Porto!

E conseguimos a vitória!

O próximo embate do FCP é contra o CSKA, na Rússia, e é decisivo para as aspirações do nosso clube, na caminhada na Liga dos Campeões. Para nosso desgosto, nenhum elemento do GMU vai poder estar na bela cidade de Moscovo a assistir ao jogo, mas não deixaremos de estar presentes em pensamento e de transmitir todo o nosso apoio.

Só queremos que venças por nós!

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Setúbal-Porto

Num jogo marcado para um dia e hora “futebolísticos” impróprios (segunda-feira às 21h15), o Porto deslocou-se a Setúbal onde defrontou e venceu o Vitória local por um expressivo 0-3. Ainda não tinham chegado os 10 minutos de jogo e já os dragões ganhavam por 2 golos, marcados aos 4 e 6 minutos por Lisandro Lopez e Hélder e Postiga respectivamente. O terceiro golo surgiu dos pés de Ricardo Quaresma, através de um livre directo, já perto do final do jogo.

Pouco mais há a dizer sobre o “jogo jogado”. O Porto esteve bem e venceu com facilidade um Setúbal que pouco ou nada teve a dizer. A nossa equipa tem vindo a melhorar e encontra-se num bom momento de forma, o que a nós, adeptos e fiéis seguidores, agrada imensamente! Ainda para mais quando temos de fazer tantos quilómetros para ver a equipa jogar...

Como seria de esperar, o Estádio do Bonfim encontrava-se despido de público. No que concerne aos adeptos portistas, estes até estiveram em bom número, dado o local, o dia e a hora em que se realizou a partida. O apoio foi bom no primeiro tempo, mas decaiu no segundo, fazendo transparecer para as bancadas o que se passava dentro das quatro linhas, ou seja, o chamado “deixar passar o tempo”. Perto do fim ainda houve tempo para nos divertirmos com a polícia local, que por causa duma bola perdida no meio da curva queria armar confusão. Só mesmo em Portugal…

O GMU, obviamente, fez-se representar. Apesar do mau tempo anunciado, que acabou por até não surgir, alguns elementos rumaram a Setúbal, sempre em animada cavaqueira. Durante uma paragem numa área de serviço, ainda deu para se fazer uma aposta no sempre apetecível Euromilhões e aproveitar o resto da viagem para se planear como gastar o dinheiro! Ideias não faltaram, viesse ele...

Apesar da viagem ser longa e cansativa, nada fez com que durante o jogo o apoio, da nossa parte, faltasse. Afinal é para isso que estamos lá...

No final do jogo, foi hora de regressarmos a casa, contentes pela vitória e satisfeitos por mais uma presença. Ainda parámos numa área de serviço moura para enganar o estômago e apreciar uma investida dos dragões ao espaço em questão!

Já eram altas horas da madrugada quando chegámos ao Porto, rumando cada um à sua casa para o merecido descanso.

Venha o próximo jogo!